Screen%2520Shot%25202021-03-28%2520at%25

BLOCK PRINTING

CONHEÇA

Uma de nossas maiores paixões é o Block Printing, muito popular nas cidades ao redor do Rajastão, na India. Ali, com artesãos hábeis e qualificados que perpetuam técnicas de estamparia feitas há séculos com blocos de madeira, vamos estampando flores e cactus, fundindo tradição e modernidade em caftans, vestidos e bolsas únicas e autorais.

A técnica é praticada há mais de 4.500 anos na Índia e consiste na arte da estamparia feita com blocos de madeira esculpidos à mão. Porém, foi especialmente durante o domínio do Império Mongol na Índia, em 1.600, que as intrincadas estampas florais viraram parte da cultura local, principalmente na região do Rajastão. Já em outro distrito indiano, em Gujrat, o block printing foca nas formas geométricas. Esses são conhecidos como os blockprints de Ajrak, em referência a cidade onde eles foram desenvolvidos, Ajrakpur. 

O processo começa na preparação dos tecidos que devem ser lavados com materiais que os deixam prontos para serem blocados. Os blocos de madeira são selecionados a partir do tamanho de cada estampa. Estes são desenhados e então esculpidos, compondo as formas da estampa. Os color masters criam as misturas de cores através de equações matemáticas, criadas por seus precursores. Os block printers trabalham "montando" cada camada de cor, em um processo que os exige muita atenção. Essa técnica é passada de geração em geração pelos Chippas, as famílias que perpetuam a técnica do block printing.  

Na coleção Aloe Vera, foram usados 5 blocos de madeira diferentes, criando 5 camadas de cores e formas distintas.

Screen%20Shot%202021-03-30%20at%2014.26_

A coleção Cactus contou com 8 camadas de cores que remontam os cactus do Jardim de Cactus Marroquino, onde tiramos as fotos do editorial Cactus Collection.

 

Confira o processo, abaixo:

CACTUS

COLLECTION

RENOVANDO

ANTIGAS

TRADIÇÕES

Screen Shot 2021-03-30 at 15.54.40.png